English Flag
logo da Rasarte  
Release #05
Release #04
Release #03
imagem cinza
#05 #04 #03
imagem cinza
logo rasarte
 
Imagem Destaque
Videocast #02: quando chegar o fim do mundo

Segundo episódio da série de vídeos luto lento, baseado na obra poética de João Negreiros. «E o dinheiro vai ter prazo de validade, e o poder também, e o amor será eterno até determinada hora».




«Quando chegar o fim do mundo vamos ter tempo para tudo: para beijar a mãe na cara, o filho nas mãos, a mulher nos lábios e a amante na boca.

Quando chegar o fim do mundo vamos fazer libações e buscar no fundo das nossas casas as garrafas mais antigas para a bebedeira mais recente. E vamos festejar… e dizer tudo o que queremos às pessoas que não gostamos, mas quando estivermos perto delas a dizer-lhes o que não querem ouvir até vamos mudar de opinião porque, à luz da morte antecipada, os inimigos vão-nos parecer a bondade em pessoa… que está quase no fim.

E o dinheiro vai ter prazo de validade, e o poder também, e o amor será eterno até determinada hora, e ninguém vai querer dormir… nem as mães que adormecem a contar a história do mundo às crianças que nasceram agora.

(…)» João Negreiros


Realização de José Luís Costa
9 de Abril, 2008




---------------------

Do luto lento

Fujam os escritores medíocres, escondam-se os narcisistas intelectuais, peçam asilo político os poetas castrados que os leitores vão querer ajustar contas.

A quarta parede quebra-se e as interpretações dos poemas estremecem os espectadores, pela sinceridade, pela crítica mordaz e certeira e pela irreverência e ousadia pouco comuns nos tempos modernos.

As almas já se embalam um pouco por todo o país ao som das palavras durante os espectáculos de poesia. O público, erudito e analfabeto, aclama por bis. No final, escrevem no bilhete os versos para que mais tarde possam recordar. Agora, as palavras saltam para o pequeno ecrã mais democrático do universo audiovisual, para que todos possam crescer com poesia.

Todas as quartas-feiras, Luto Lento na Rasarte, a seguir à sobremesa. Em cima da mesa está a série de videocasts com o poeta João Negreiros. A obra cresce aqui. JLC


 
 


pixel cinza
Ficha Técnica | Contactos | Arquivo | Links | Podcast RSS Feeds
Rasarte © 2007 [ rascunho.net ]